São Paulo - Após o jogo de estreia do Corinthians na Libertadores, o técnico Tite disse com a voz embargada que "trocaria o título mundial pela vida do menino" que foi atingido por um rojão no Estádio Jesús Bermudez, e acabou morrendo. Não chega a tanto, mas o clube paulista pode sofrer séria punição, caso se comprove a denúncia de policiais de que o sinalizador foi lançado pela torcida corintiana e, é claro, se cumpra à risca a nova regulamentação da Conmebol.
Torcedores do Corinthians foram detidos no estádio Jesús Bermudez | Foto: Divulgação Site do Corinthians
Torcedores do Corinthians foram detidos no estádio Jesús Bermudez | Foto: Divulgação Site do Corinthians
Nesse caso, o Corinthians pode ser excluído do atual torneio e mesmo de Liberadores futuras, em período a ser determinado pela Conmebol. O Artigo 18 do novo Código Disciplinar é bem claro nesse sentido. Diz que os clubes podem ser punidos em razão de comportamento indevido de sua torcida.

A punição, dependendo da gravidade, vai de perda de pontos até a exclusão da competição em questão. O processo, no entanto, depende da denúncia por parte do San José para que a Conmebol tome providências, o que ainda não foi feito.
Kevin Douglas Beltran Espada morreu após ser atingido por rojão no rosto | Foto: Reprodução Internet
Kevin Douglas Beltran Espada morreu após ser atingido por rojão no rosto | Foto: Reprodução Internet
 

















A tragédia no Jesús Bermudez, em Oruro, na Bolívia, ocorreu logo após o gol do Corinthians, na partida que terminaria empatada em 1 a 1.

O rojão atingiu um dos olhos do adolescente Kevin Douglas Beltrán Espada, de 14 anos, que não resistiu e morreu, causando a revolta da torcida do San José. A situação ficou tensa a ponto de seguranças do estádio optarem por retirar dos camarotes integrantes da diretoria corintiana.
A suspeita de que o rojão partiu dos torcedores do Timão se baseia em declarações dos próprios policiais que trabalhavam no local.

O assunto vai ser averiguado com imagens de TV, sendo que testemunhas também serão ouvidas. Alguns torcedores do Corinthians foram detidos e ainda se encontram na Bolívia.